Select a country.
Select your country to follow your local MEPs' news:
What are you looking for?
07.07.2015 18:05
Terrorismo: Não ceder a nacionalismos nem a populismos
Important notice
Views expressed here are the views of the national delegation and do not always reflect the views of the group as a whole
No dia em que se assinalam 10 anos sobre os ataques na cidade de Londres em 2005 e seis meses sobre o ataque ao Jornal Charlie Hebdo, o Parlamento Europeu debateu a Agenda Europeia para a Segurança para o período 2015-2020.
Carlos Coelho, congratulou a Comissão pela adopção da Agenda, salientando "dois pontos que me parecem cruciais. O primeiro é que temos de continuar a estimular a confiança mútua entre os Estados-Membros. Mais do que multiplicarmos medidas avulsas ou de grande mediatismo, necessitamos de utilizar todo o potencial das medidas e instrumentos que já estão em funcionamento, sem nos furtarmos a fazer ajustes sempre que necessário. O Sistema de Informação Schengen e o Novo Mecanismo de Avaliação Schengen são exemplo paradigmático. Por outro lado, é evidente que necessitamos de mais Europa. E as agências da União, a começar pela Europol e pela Frontex, necessitam de ter mandato legal, meios humanos e financeiros para poderem desempenhar de forma eficaz o seu papel crescente".
O Social-democrata, interpelou ainda a Comissão Europeia e a Presidência do Conselho, "está a Comissão Europeia preparada para assumir o seu novo papel na monitorização do acervo Schengen? e como pretende cooperar com o Parlamento? Está o Conselho realmente disposto a atribuir um papel mais relevante às Agências Europeias no âmbito da segurança interna?"
O Deputado concluiu alertando uma vez mais que "nos últimos 15 anos a União Europeia tem desenvolvido e colocado em prática uma estratégia de combate ao terrorismo. Temos de ser capazes de agir e adaptarmo-nos em função dos tempos, mas não podemos ceder nem a nacionalismos ultrapassados nem a populismos securitários".
Note to editors
The EPP Group is the largest political group in the European Parliament with 218 Members from 27 Member States
former EPP Group MEP
Head of National Press Unit. Press Officer for Conference on the Future of Europe. National Press, Portuguese Media
6 / 50